Nós somos  uma iniciativa que visa levar interação à cultura para uma camada da população que não possui meios de acesso a tais manifestações artísticas. Onde a Cultura é um projeto itinerante que vai girar as cidades levando gratuitamente lazer e contato entre a comunidade e um produto cultural lúdico e carregado de fantasia, através de apresentações teatrais de marionetes aliadas a oficinas de manufatura de bonecos.

Portanto, como cidadãos,eu e meu companheiro e também parceiro nesta iniciativa decidimos investir nosso tempo e alma no desenvolvimento deste projeto. Sabemos que a Cultura não tem pretensão de mudar a realidade de quem vive à margem da sociedade ou quase, tampouco de resolver problemas das regiões que serão visitadas pelo projeto. O espírito da Cultura é humilde em sua atuação, mas humano em sua aplicação, pretendendo oferecer um domingo diferente e mais feliz aos que desconhecem o poder da arte em qualquer de suas manifestações.

A temática do Espetáculo, que escolhemos especialmente pela sua total adequação ao mundo da Cultura, é tecido com pequenas cenas. Os personagens são inspirados em pessoas comuns, anônimas ou quase, que circulam pelas ruas da cidade. São cenas prosaicas de uma grande metrópole onde não é um espetáculo instrutivo, no qual existe uma “moral da história”, e sim formativo; ao público que pode, depois de assistir à exibição, tirar suas conclusões e tomar suas decisões.

O objetivo deste projeto é criar um espaço encentivando o diálogo e reflexão de temas culturais,filosóficos e éticos que atendam o interesse dos colaboradores.O ambiente geral, o clima cultural, os valores e as imagens mudaram de trinta anos para cá. Por isso a educação, a escola, suas leituras e currículos e seus instrumentos didáticos também devem mudar pois são realidades concretas e não metafísicasOs debates envolvendo questões referentes aos projetos políticos pedagógicos têm se tornado freqüentes hoje nos sistemas educacionais em geral. A obrigatoriedade destes projetos ficou mais clara a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB 9394/96), porém isto não quer dizer que antes desta lei os projetos pedagógicos (a palavra "político" aqui torna-se redundante, uma vez que toda a ação pedagógica é uma ação política por excelência) fossem inexistentes ou pudessem ser dispensados, pois jamais um sistema educacional pode ser considerado sério se não for orientado por um projeto de educação. O que acontecia era que a formulação dos projetos não se fazia com a participação dos atores envolvidos no ato educativo, sua implantação vinha de cima e estes atores acabavam desconhecendo seu real sentido; por isso os educadores ficavam sem resposta para a crucial, onde por meio de um estudo cuidadoso que trabalha as relações entre a experiência de um projeto pedagógico e a sua construção teórica, o autor procura dar ênfase ao papel da educação na emancipação do homem coletivo e não do indivíduo isolado. A perspectiva do ensino para a diversidade cultural torna-se possível, dessa forma, pelas mediações das experiências concretas, realizadas na prática escolar, de um projeto pedagógico que busca integrar as experiências particulares de uma cultura ao universal da experiência histórica humana. Ao realizar esta discussão a partir de um projeto pedagógico alternativo de escolas particulares de nível primário, propondo enfrenta o debate contra as abordagens reducionistas de identidade cultural que defendem o sectarismo e negam que a identidade e os sujeitos históricos são socialmente construídos nas relações objetivas que travam em seu cotidiano histórico, articulando as experiências particulares e universais,subjetivas e objetivas.
Uma das conclusões a que a autora chega sobre a implementação do Projeto Ensino para a Diversidade, que reflete sua seriedade teórica ao lidar com uma temática tão complexa, é que esse projeto representou um caminho por meio do qual foi possível andar na busca da identidade nossa, em particular, e dos valores dos seres humanos, em geral, materializando a dialética particular e universal, onde projeto pedagógico "torne-se uma realidade que dê frutos" é preciso: uma compreensão clara de seus objetivos, de seu horizonte político pedagógico; com o acompanhamento e avaliação de seus resultados, visando modificações quando necessários; definição de fundamentação teórica; escolha de práticas pedagógicas conseqüentes com esta fundamentação e que integrem os conhecimentos das diferentes séries e disciplinas; participação da equipe escolar e da comunidade; atualização constante dos objetivos

História do projeto

Nessa seção você pode descrever a história do seu projeto e as razões que levaram à sua criação. É conveniente mencionar os marcos e as pessoas importantes que dele participam.

Nossos usuários

Aqui você pode descrever os usuários típicos e o porquê desse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes, assim eles irão retornar ao seu site.